HOME  

:: Entrar
:: Menu principal
:: Últimas Fotos
A MINHA MENINA AIND... (26/7/2010)
A MINHA MENINA AIND...
23072010005.jpg (26/7/2010)
23072010005.jpg
:: Usuários online
Total: 16
Motards: 1
Penduras: 15

apocalypse

Mais...
:: Membros Recentes
SeaLion 06/9/2010
Albumina 03/9/2010
DiogoSilva 02/9/2010
matakua 02/9/2010
pedromgs 02/9/2010

Índice do Fórum CBF Portugal - Honda cbf 250, Honda cbf 500, Honda cbf 600, Honda cbf 1000...
   Assuntos diversos
  Um litro não é igual a litro!

Navegando neste Tópico:   1 Penduras

Final   Tópico anterior   Próximo tópico
  •  Avaliar tópico
      Avalie este tópico
      Excelente
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo
Enviado por Tópico
  •  Dias
      Dias
Um litro não é igual a litro!
Veterano
Registado em: 17/3/2008
De Gondomar - Agora em Lisboa
Grupo:
Motard
Um litro não é igual ao litro
« em: 22 de Janeiro de 2010, 14:12:59 » Citar

--------------------------------------------------------------------------------

Truques para Abastecer o seu veiculo. IMPORTANTE.
O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!

Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.. Quantos mais kms fizer em média mais nota a diferença. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º Truque:

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exacto.

*2º Truque:

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao funcionario no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

*3º.Truque:

Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque:

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

quando puderem poupem uns euros

Boas curvas

Companheiros retirei este texto do FZFórum, achei interessante e não custa nada experimentar!

Abraços
Enviado em: 25/01/2010 22:53
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
  •  Raelbeam
      Raelbeam
Re: Um litro não é igual a litro!
Regular
Registado em: 19/9/2009
De Srª da Hora
Grupo:
Motard
E ai Dias, beleza?

Cara, se é pra poupar não custa tentar!!
Obrigado por partilhar conosco estas dicas.

Abraço
Enviado em: 25/01/2010 23:48
  •  Paulocbf
      Paulocbf
Veterano
Registado em: 25/1/2009
De
Grupo:
Motard
Parece-me ser uma informação util mas será que a diferença compensa??????
Enviado em: 04/02/2010 22:52
  •  Marco
      Marco
Veterano
Registado em: 17/11/2007
De Amora
Grupo:
Motard
Grande Dias!
Dos 4 truques só o 3º para min é o menos ezequível, a menos que gostes de passar muito tempo nas bombas.
De resto são boas dicas que vou tentar seguir.

Pessoal aproveitem para tirar o carvão ás #$%&@#s.
Enviado em: 07/02/2010 11:53
  •  SilverK
      SilverK
Veterano
Registado em: 24/2/2008
De Grande Lisboa
Grupo:
Motard
Citando:

Marco escreveu:
Grande Dias!
Dos 4 truques só o 3º para min é o menos ezequível, a menos que gostes de passar muito tempo nas bombas.
De resto são boas dicas que vou tentar seguir.

(...)

Boas Amigos,

Pela lógica da coisa parecem-me boas dicas, mas a juntar à do Marco acho que a de não por muita pressão na bomba, não resulta para mim... não tenho muita paciência para estar a espera... Portanto só me resta acordar bem cedinho e abastecer quando for buscar o pão

Joke mode on:

Já estou a ver passeios de CBF a pararmos a cada 150km e tudo a abastecer a meio gaz. Os almoços de grupo passarão a jantares de grupo

Joke mode off:

É sempre de valor as dicas que nos permitam poupar uns cobres!

Um Abraço... e até (muito) breve
Enviado em: 07/02/2010 13:56
  •  rodascity
      rodascity
Veterano
Registado em: 16/8/2009
De Coimbra
Grupo:
Motard
obrigado pelas dicas. não custa tentar