HOME  

:: Entrar
:: Menu principal
:: Últimas Fotos
A MINHA MENINA AIND... (26/7/2010)
A MINHA MENINA AIND...
23072010005.jpg (26/7/2010)
23072010005.jpg
:: Usuários online
Total: 9
Motards: 1
Penduras: 8

papagaio73
Mais...
:: Membros Recentes
SeaLion 06/9/2010
Albumina 03/9/2010
DiogoSilva 02/9/2010
matakua 02/9/2010
pedromgs 02/9/2010

450x60-Anim

Índice do Fórum CBF Portugal - Honda cbf 250, Honda cbf 500, Honda cbf 600, Honda cbf 1000...
   CBF125
  Óleo e Velas para a CBF 125

Navegando neste Tópico:   1 Penduras

Final   Tópico anterior   Próximo tópico
  •  Avaliar tópico
      Avalie este tópico
      Excelente
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo
Enviado por Tópico
  •  jjmaia
      jjmaia
Óleo e Velas para a CBF 125
Participativo
Registado em: 05/12/2009
De
Grupo:
Motard
Boas, qual o melhor óleo e velas para esta mota?
Sei que o óleo tem que ser 10w-30 ou 10w-40 (depende da temperatura) mas não sei que marca usar e se devo usar sintético ou mineral (ou semi). Prezo a longevidade e manutenção do motor.

Quanto às velas o manual recomenda 2 NGK, uma para baixa e outra para alta velocidade. Qual a vantagem de usar sempre uma de alta velocidade (e desvantagens).

Obrigado.
Enviado em: 15/01/2010 01:00
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
  •  apocalypse
      apocalypse
Re: Óleo e Velas para a CBF 125
Participativo
Registado em: 19/10/2009
De Póvoa de Santa Iria
Grupo:
Motard
Penso que o óleo melhor é o sintético. Quanto às velas, não faço idéia. Mas meti uma champion e.... ficou igual!

Enviado em: 15/01/2010 10:36
  •  jjmaia
      jjmaia
Participativo
De
Grupo:
Motard
O manual recomenda as velas, a minha questão é se meto a vela de baixa ou a vela de alta velocidade.
Enviado em: 16/01/2010 00:49
  •  SpQuad
      SpQuad
Moderador
Registado em: 21/6/2006
De Povoa de Varzim
Grupo:
Motard
Moderadores
Citando:

jjmaia escreveu:
Boas, qual o melhor óleo e velas para esta mota?
Sei que o óleo tem que ser 10w-30 ou 10w-40 (depende da temperatura) mas não sei que marca usar e se devo usar sintético ou mineral (ou semi). Prezo a longevidade e manutenção do motor.

Os dois oleos multigraduados que indicas não são muito diferentes entre si se tiverem a mesma expecificação. Como sabes, os oleos para motas de embraiagem humida tem ser especifico, e isso é o mais importante para uma longa duração dos discos de embraiagem, e melhor funcionamento desta.

Eu escolheria um oleo 10W30 se tivesse um motor novo e o 10W40 se tivesse um motor cansado.
Sugiro que uses um oleo sintético para um intervalo de substituição mais longo e baixa sedimentação no motor.
Existem oleos no mercado, com aditivos para um funcionamento mais preciso da cx de velocidades.

Deves escolher um oleo que gostes da qualidade e do preço e deves usa-lo sempre, sem trocar de marcas. Já vi algumas vezes reacções entre oleos diferentes e isso não é bom para a máquina.

Citando:

Quanto às velas o manual recomenda 2 NGK, uma para baixa e outra para alta velocidade. Qual a vantagem de usar sempre uma de alta velocidade (e desvantagens).

Como a tua mota só gasta uma vela, eu trocaria para uma vela de Iridium por ter um prazo de utilização muito longo, mantendo sempre a mesma eficiencia.
Se no manual fala em diferentes velocidades, não está muito correcto, porque as velas têm diferentes temperaturas de funcionamento, comforme o isolamento cerâmico destas. Vela mais quente (nº mais alto) para utilizar em moters mais frios, ou velas mais frias (nº mais baixo) para utilizar em motores mais quentes, ou utilizações mais animadas.

Uma vela mais quente é sempre melhor para o arranque a frio, se deixasse a mota na rua, era essa que eu escolheria.

Espero ter ajudado a escolher o oleo e vela que melhor se adapta à utilização que dás à máquina.
Enviado em: 16/01/2010 09:50
  •  jjmaia
      jjmaia
Participativo
De
Grupo:
Motard
Obrigado pela ajuda.

Quanto ao Óleo, 10w-30 será dado que a mota é nova.

Quanto Às velas, segundo o manual:
Standard: CPR7EA-9
Para períodos prolongados de alta velocidade: CPR8EA-9
Enviado em: 16/01/2010 12:30
  •  jjmaia
      jjmaia
Participativo
De
Grupo:
Motard
O óleo vou ou para o one ou para o GPS (o 1º sintético e o 2º semi), o problema encontrar 10w-40.

Quanto ~`a vela, aconselhas mesmo iridium? E qual escolher?
Enviado em: 22/01/2010 22:46
  •  SpQuad
      SpQuad
Moderador
Registado em: 21/6/2006
De Povoa de Varzim
Grupo:
Motard
Moderadores
Citando:

SpQuad escreveu:
Como a tua mota só gasta uma vela, eu trocaria para uma vela de Iridium por ter um prazo de utilização muito longo, mantendo sempre a mesma eficiencia.

Só porque não é um peso tão grande no orçamento, ao ser apenas uma vela a trocar.

Sem dúvida que a vela é melhor, mas não val alterar significativamente as perfomances do motor, no entanto terá uma vida mais longa e por isso torna-se numa garantia extra de fiabilidade de utilização da máquina.

Na oficina, pelo catálogo, encontrarão a correspondente em Iridium para a tua máquina, se existir.
Enviado em: 23/01/2010 17:59
  •  jjmaia
      jjmaia
Participativo
De
Grupo:
Motard
Em relação ao óleo descobri que eles na Honda utilizam o Power 1 GPS (semi-sintético) sendo assim já não em devo preocupar cm o óleo...
Enviado em: 27/01/2010 12:53
  •  pgomes78
      pgomes78
Ocasional
Registado em: 19/4/2009
De
Grupo:
Motard
Olá.
Felizmente o motor das nossas motinhas deriva do de guerra da CG com algumas alterações, sendo a mais visível, árvore de cames à cabeça accionada por corrente de distribuição enquanto a CG usa o velho método de varetas.
E como todos sabem é um motor que desde que tenha oleo funciona sem grandes problemas...
Importante de ver-se é a viscosidade em relação à temperatura ambiente que normalmente o motor vai funcionar.
No meu caso uso um 100% sintético Galp de competição 15w50 (penso não estar a mentir, depois confirmo) o qual foi colocado pela própria Honda.
Só uso este óleo pois comprei à alguns tempos bastantes litros baratos a alguém que desistiu de competir... Logo minhas meninas só bebem deste "vinho"!
É verdade que é um óleo com uma viscosidade algo elevada mas as temperaturas da zona de Lisboa não exigem mais pois raramente baixam dos 0ºc. Quando está mais frio (raramente ando nesse dias ) apenas deixo ela aquecer mais um pouco ao relanti antes de arrancar.
Mas na minha opinião, enquanto estiver na garantia e for na Honda fazer as revisões, meter um óleo semi ou 100% sintético é deitar dinheiro fora pois a grande maioria dos oleo minerais existentes hoje em dia ultrapassam em muito a exigencias do motor da CBF e 4000km (quando a marca manda fazer as mudas) não é absolutamente nada.
Volto a frisar que meto oleo 100% sintetico poruqe o comprei bastante barato (3€/embalagem litro) pois noutro caso nunca meteria óleo desse durante a garantia...
Quando acabar a garantia, dependendo do tipo de utilização já justifica um óleo melhor mas nunca muda-lo aos 4000km...
Minha passará a fazer mudas de 10000km. Não não faço aos 12000km pois é mais fácil fazer múltiplos de 10000km
Um abraço,
Enviado em: 28/01/2010 20:21
  •  jjmaia
      jjmaia
Participativo
De
Grupo:
Motard
Comprei lampadas LED para o farol da mota.

Como vêm têm 2 contactos, uma para luz de presença e outro para o travão. O problema é que não funcionam como presença, apenas quando travam. Não é da mota pois a lâmpada de origem (igualzinha mas de halogéneo em vez de LED) funciona, nem das lâmpadas pois testei com uma parecida que já tinha da scooter e experimentei ligadas a fonte do PC (12v) e funcionam perfeitamente.

Alguém sabe o que poderá ser?

Obrigado.
Enviado em: 06/02/2010 13:09
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico